Até setembro de 2013 era possível receber nível 6 como resultado final do Santos Dumont English Assessment. Entretanto, como alguns dos descritores do nível 6, da escala de proficiência linguística da ICAO, englobam a avaliação de habilidades que não são avaliadas por esse teste de proficiência linguística, a ANAC constatou não ser possível atribuir de forma segura a um piloto o nível 6, passando a conceder no máximo nível 5 (avançado).
As habilidades que vão além do que é avaliado na prova estão incluídas nos quesitos vocabulário, compreensão e interações. Com relação ao vocabulário, um teste para nível 6 precisa mostrar que a riqueza e precisão do vocabulário do candidato são suficientes para comunicar-se efetivamente em uma grande variedade de tópicos desconhecidos. Vocabulário idiomático e suficiente para expressar sutilezas também deveria ser avaliado neste nível.
Além disso, os candidatos precisariam demonstrar que possuem vocabulário apropriado ao contexto. No que tange à habilidade compreensão, considera-se que a compreensão de um candidato nível 6 precisa ser constantemente precisa em quase todos os contextos, incluindo o entendimento de sutilezas linguísticas e culturais.
No que diz respeito a interações, a habilidade do(a) candidato(a) de interagir com facilidade em quase todas as situações precisaria ser testada, incluindo a habilidade de responder apropriadamente às pistas não verbais. Até maio de 2016, os pilotos que demonstraram um desempenho acima daquele mensurado pelos descritores do nível 5 em todos os seis critérios avaliados receberam, juntamente com o e-mail do resultado, uma observação citando uma recomendação dos avaliadores para realizar exame específico para o nível 6, quando disponibilizado.
No momento, a equipe de proficiência linguística da ANAC está empenhada no desenvolvimento de novos projetos para melhoria do teste atual, que avalia pilotos dos níveis 1 ao 5. Dessa forma, como não há previsão para elaboração de um teste para avaliação dos pilotos níveis 6, essa observação não está mais sendo incluída para os candidatos no e-mail do resultado, sendo informados apenas os níveis concedidos em cada área avaliada (máximo nível 5).