03/01/2022 09:56:00

CADE aprova aquisição da MAP pela GOL, que leva mais slots no Aeroporto de Congonhas





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A GOL Linhas Aéreas afirmou hoje (03/01) em comunicado aos investidores, que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou sem restrições no último dia 30 de dezembro a aquisição da MAP Transportes Aéreos pela GOL.

Nos termos da legislação aplicável, a decisão de aprovação se tornará definitiva no prazo de 15 dias corridos a partir de sua publicação, não havendo recurso de terceiros ou avocação pelo Tribunal do CADE.

Desta forma, a GOL poderá concluir o negócio de R$28 milhões, a ser pago em dinheiro e ações para a VoePass, que adquiriu a MAP em 2019. A GOL dividiu o pagamento em 100.000 ações GOLL4, a R$28 por ação, e R$25 milhões em dinheiro a serem pagos em 24 parcelas mensais.

Nesta segunda-feira (03) uma ação da GOLL4 está valendo por volta de R$ 17.

No fechamento, a GOL também assumirá até R$100 milhões de compromissos financeiros da MAP. Como vantagem, a GOL leva cerca de 22 slots no Aeroporto de Congonhas, e fixa sua posição de liderança em capacidade de operação no 2º aeroporto mais movimentado do país. O crescimento da GOL em Congonhas será por volta de 10%.

GOL Aeroporto de Congonhas
Foto: Gisele Orquídea/Aeroflap

Fundada em 2011, a MAP é a quinta maior empresa aérea brasileira, com uma frota de sete aeronaves ATR com 70 assentos que operam em rotas da região amazônica a partir de Aeroporto de Manaus e nas regiões Sul e Sudeste a partir de Congonhas, o maior aeroporto doméstico do país.

Em um comunicado oficial emitido anteriormentea VoePass divulgou que continua operando voos normalmente, e assumirá as operações da MAP no Norte do país. Contudo os slots em Congonhas ficam com a MAP.

“Acreditamos que essa negociação marca o início do processo de retomada da empresa, assim como o reaquecimento da economia, permitindo que possamos reestabelecer o volume das operações e garantir uma margem operacional que possa fazer frente a todos os nossos compromissos, de uma forma saudável e perene”, disse o Comandante Felício, presidente da VoePass. “Foi uma decisão estratégica para a VOEPASS, pois permitirá uma redução do endividamento, além de permitir o aumento da operação dos contratos de compra de “capacidade (CPAs).

Os sete aviões da MAP não estão incluídos na negociação entre VoePass e GOL, e serão rapidamente substituídos pelos Boeing 737 NG/MAX da laranja.

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap


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