16/01/2024 16:08:00

Embraer aumentará produção de aviões agrícolas





https://aeromagazine.uol.com.br/
Embraer entregou 65 aviões da série Ipanema em 2023, produção do popular monomotor agrícola vai aumentar este ano

Embraer entregou 1.600 aviões Ipanema ao longo de cinco décadas de produção ininterrupta - Divulgação

A Embraer disse ontem (15), que vai aumentar a produção de sua divisão agrícola, depois de entregar 65 aviões da série EMB-200 Ipanema em 2023, alta de 18% frente um ano antes. 

Diante da robusta demanda a Embraer pretende aumentar a taxa de produção do Ipanema, para setenta exemplares ainda este ano. Operado por dezenas de agricultores brasileiros, 1.600 unidades do avião foram entregues até dezembro passado.

A empresa pretende estabelecer um novo recorde de entregas este ano para o popular avião agrícola frente a marca de 67 unidades entregues em 2011.

"O agronegócio tem um significativo impacto positivo para Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e estamos muito satisfeitos em ver como o Ipanema tem contribuído para a alta produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor", disse Sany Onofre, gerente do programa Ipanema da Embraer. 

A família EMB-200 foi desenvolvida nos anos de 1970, para pulverizar plantações com fertilizantes, pesticidas e espalhar sementes, e pode também ser utilizada para combater incêndios e criar chuvas artificiais.

A mais recente versão do Ipanema, o EMB-203, está equipado com o motor Lycoming 2700, com hélices tripá da Hartzell. A envergadura do monomotor permite uma faixa de deposição de 24 metros.

Podendo decolar de pistas curtas e com custos operacionais menores em comparação aos concorrentes da mesma categoria, a aeronave tem capacidade para pulverizar até 200 hectares por hora com uniformidade e precisão, e pode ser usada depois da chuva e em solos molhados, irrigados ou encharcados.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 16/01/2024, às 08h00



Comentários

Não Existem Comentarios

Ponte de embarque desaba nos EUA e quase arranca porta de Airbus A321neo estacionado
https://aeroin.net/Carlos FerreiraManaging Director - MBA em…
Rio Grande do Sul possui apenas um aeroporto funcionando normalmente
https://aeromagazine.uol.com.br/Por Marcel CardosoPublicado…
Museu da TAM será reaberto em novo endereço
https://aeromagazine.uol.com.br/Após quase 10 anos o Museu da…