24/04/2024 10:15:00

Museu da TAM será reaberto em novo endereço





https://aeromagazine.uol.com.br/
Após quase 10 anos o Museu da TAM será reaberto após o empresário Marcos Amaro assumir o acervo
Acervo do "Museu da TAM" conta com mais de 100 aeronaves - Edmundo Ubiratan/AERO Magazine

O Museu da TAM finalmente será reaberto, mas agora terá um novo endereço, a cidade de Itu, distante pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista. O acervo será assumido por Marcos Amaro, que é empresário da aviação e mecenas, além de ser filho do Comandante Rolim.

Os aviões que permanecem em São Carlos, dentro da área de manutenção do Grupo Latam, serão transferidos para o Centro Cultural São Pedro, onde já existe um importante museu de arte contemporânea. O primeiro avião, um Cessna 140, que pertencia ao Comandante Rolim, que foi também o avião que Marco Amaro fez seu voo solo, já está em Itu, em uma área de destaque.

Ainda não existe uma data para reabertura do museu, que dependerá de uma complexa logística para desmontar, transportar e remontar todas as aeronaves. “Faremos de forma gradativa e orgânica alinhados com a Latam”, explicou Marcos Amaro em conversa exclusiva a AERO Magazine.

A área do Centro Cultural São Pedro, instalado em uma antiga fábrica de tecidos, permitirá a exibição de ao menos 80% do acervo, que será integrado ao projeto do museu de arte contemporânea, criando assim o primeiro museu do tipo no mundo.

Durante quase dez anos o destino do Museu da TAM permaneceu incerto, com diversas tentativas de reabertura e transferência de localidade. Para muitos especialistas o maior problema do acervo é a exigência de uma grande área, visto o porte das aeronaves e a necessidade de um cuidado maior em sua preservação.

“Na minha visão o principal desafio era definir a propriedade. O Centro Cultural São Pedro tem 25 mil metros quadrados”, explica Amaro, que dedicará grande parte do espaço para o museu de aviação.

Outro desafio do Museu da TAM sempre foi sua distância de São Paulo e de outras grandes cidades brasileiras. Localizado em São Carlos, no interior paulista, a visita exigia uma viagem que saindo da capital durava ao menos 2h30 de estrada. Para visitantes de outros estados a viagem representava um custo adicional.

A cidade de Itu se destaca por sua proximidade com a capital, distante pouco mais de 100 quilômetros da capital, e inserida e uma macrorregião com importantes centros culturais e econômicos. O próprio Centro Cultural São Pedro conta com um importante polo de artes, enquanto na região existe o Dream Car, um museu de carros clássicos localizado em São Roque. Já a cidade de Sorocaba, vizinha de Itu, poderá contar em breve com um dos maiores parques aquáticos do país. A região é ainda um importante polo de turismo ecológico e de gastronomia, incluindo a rota do vinho.

Assim, o museu de aviação agregará um novo valor cultural a cidade de Itu, com potencial de ampliar ainda mais o turismo na cidade.

“O significado cultural é imenso. Seja para as gerações mais antigas — no sentido de preservação da memória — como para os futuros pilotos e pessoas apaixonadas pela aviação”, destaca Amaro.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/04/2024, às 14h20 - Atualizado às 14h30



Comentários

Não Existem Comentarios

Ponte de embarque desaba nos EUA e quase arranca porta de Airbus A321neo estacionado
https://aeroin.net/Carlos FerreiraManaging Director - MBA em…
Rio Grande do Sul possui apenas um aeroporto funcionando normalmente
https://aeromagazine.uol.com.br/Por Marcel CardosoPublicado…
Museu da TAM será reaberto em novo endereço
https://aeromagazine.uol.com.br/Após quase 10 anos o Museu da…