13/07/2020 08:43:00

Petrobrás aponta possível causador dos problemas na gasolina de aviação





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A Petrobrás emitiu nota apontando para um possível causador dos problemas na gasolina de aviação que tem danificado aviões no Brasil.

Como medida preventiva, a empresa decidiu por interromper o fornecimento de um lote de gasolina de aviação importada após testes realizados em seu centro de pesquisas (Cenpes).

A empresa identificou que este lote apresentou um teor de compostos aromáticos (hidrocarbonetos de cadeia fechada) diferente dos lotes até então importados, embora ainda estando de acordo com os requisitos de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Petrobrás estuda a hipótese da variação da composição química ter impactado os materiais de vedação e revestimento de tanques de combustíveis de aeronaves de pequeno porte.
 
A empresa reforça que ainda não há um diagnóstico completo que permita assegurar a relação de causa e efeito, o que requer um rastreamento em todo o território nacional. Mesmo assim, a companhia preventivamente decidiu interromper o fornecimento desse lote de combustível.

Adicionalmente, a Petrobrás informa que todos os lotes importados estão dentro dos parâmetros exigidos pela ANP e que dispõe de produto importado para comercialização imediata, mantendo-se, desta forma, o fornecimento de produto ao mercado.
 
A companhia reitera que todos os produtos que comercializa seguem padrões internacionais. A gasolina de aviação comercializada é previamente testada para garantir o atendimento às especificações do órgão regulador. A companhia seguirá cooperando com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ANP.
 
A Petrobrás importa gasolina de aviação a partir do Golfo do México, de grandes empresas norte-americanas, desde 2018, quando a unidade que produzia o combustível, na Refinaria Presidente Bernardes – Cubatão (RPBC), foi paralisada. A reforma da planta produtora sofreu atraso devido à interrupção das obras causada pela pandemia de Covid-19, mas a previsão é que a produção seja reiniciada em outubro de 2020.

Carlos Martins

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. Hoje é Editor-Chefe no AEROIN. #GoBroncos #GoBeach #2A


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