A Russian Helicopters, da Corporação Estatal Rostec da Rússia, apresentará a versão atualizada do helicóptero de combate a incêndios Ka-32A11M no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS-2021, que acontecerá em julho em Zhukovsky, perto de Moscou.
As novidades que esta nova versão incorpora são um cockpit no conceito “glass”, uma aviónica mais moderna, motores VK-2500PS-02 mais potentes e um novo sistema de extinção de incêndios. Assim, os novos motores irão melhorar significativamente as características de voo do helicóptero para operação em regiões quentes e montanhosas e, de acordo com os cálculos dos projetistas, a capacidade de carga do helicóptero nessas condições pode ser aumentada em cerca de 1.600 quilos.
“Os helicópteros do tipo Ka-32 são reconhecidos em todo o mundo como uma das melhores máquinas para o trabalho de combate a incêndios. No entanto, mesmo os melhores modelos de equipamento precisam de uma modernização oportuna. Conseguimos preservar as excelentes características de voo do helicóptero, complementando-as com aviônicos modernos e um novo sistema de supressão de incêndio mais eficiente e multifuncional. Apresentaremos um protótipo Ka-32A11M no show aéreo MAKS-2021 e estaremos prontos para entregar a aeronave no próximo ano”, disse Andrey Boginsky, CEO da Russian Helicopters.
As soluções técnicas utilizadas no novo cockpit do helicóptero Ka-32A11M já foram testadas nos modelos civis multifuncionais Ansat e Mi-38. Eles irão facilitar muito o trabalho com equipamentos adicionais de navegação, optoeletrônicos e de busca que podem ser instalados em um helicóptero. Também será possível trabalhar com óculos de visão noturna.
Fernando Valduga