https://aeromagazine.uol.com.br/
A colaboração promete moldar o futuro das viagens aéreas, priorizando inovações sustentáveis e eficiência operacional
A Delta Air Lines anunciou uma parceria com a Airbus para testar novos designs de asas mais eficientes visando reduzir as emissões de carbono. O anúncio foi feito durante a apresentação da companhia na CES 2025.
As duas empresas testarão novas tecnologias de asas, uso e eficiência do combustível sustentável de aviação (SAF) e assistência avançada a aeronaves, entre outras tecnologias. A Delta fornecerá feedback contínuo para refinar essas inovações, participando de intercâmbios técnicos, design de experimentos e testes iniciais em sua frota.
A Delta deve testar em 2025 um voo de longa distância em formação inspirado em voos de formação por gansos selvagens (fello’fly), visando economizar o consumo de combustível em até 10%. O objetivo é aproveitar o modelo de voo dos pássaros, criando uma nova separação no espaço aéreo, com aeronaves utilizando melhor os recursos aerodinâmicos.
Além disso, Airbus planeja investir no projeto conjunto na ampliação da produção de combustível de aviação sustentável (SAF) por meio do Minnesota SAF Hub, reforçando o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade no setor aéreo.
A iniciativa colaborativa entre a Delta e a Airbus abrangem outras tecnologias de voo com soluções tecnológicas pelos laboratórios Sustainable Skies Lab da Delta e dos diversos laboratórios de inovação da Airbus, incluindo o Airbus UpNext.
A iniciativa conjunta da Delta e da Airbus pretendem moldar o futuro das viagens aéreas globais, focando em inovações que promovam a eficiência operacional e a redução do impacto ambiental.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 09/01/2025, às 17h30